Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

lançamento da segunda edição de "quando nasce um romance", edição ilustrada






Prefácio
Em julho de 2013. Comecei a escrever essa Novela, na época morava em frente a uma praça. Naquela manhã por volta das 10 horas, eu estava exatamente como agora, olhando para o monitor do computador e pensando.
O barulho da rua incomodando.
Tinha muito barulho naquele dia. Um grupo de funcionários da prefeitura fazia a limpeza da praça e a poda das árvores. Era uma agitação de felicidade e descontração. Fechei a janela que dava para a praça, na tentativa de entrar no clima da história que ainda não sabia exatamente qual seria.
Passado uns vinte minutos, escutei o som de dois disparos de arma de fogo.
Na sequencia alguns gritos, o som de pessoas correndo, uma viatura da policia chegou alguns minutos depois.
Pelo barulho percebi que tinha se formado uma aglomeração de pessoas na praça.
Continuei mantendo o foco na tela em branco do computador.
Com as horas passando, o grupo se acalmou, e a vida voltou ao normal.
Consegui escrever as primeiras 10 páginas e sai para fumar um cigarro caminhando pela praça.
Um senhor me parou no meio da minha caminhada e relatou o que tinha acontecido mais sedo. Não lembro com exatidão o que ele relatou. Mas parece que um policial que estava defolga naquela manhã, perseguiu um assaltante e fez alguns disparos. Sendo que um daqueles disparos atingiu o bandido e o matou. Tudo acontecendo ali na praça. E a praça cheia de pessoas que estavam aproveitando o sol da manhã para caminhar e as que faziam a manutenção do local. E tudo acontecendo a menos de trinta metros da minha janela.
Terminei o cigarro e voltei para continuar escrevendo, como se nada tivesse acontecido. Fez-me lembrar de um livro “Nada de novo no front”.
A vida continuou, terminei de escrever a novela e publicar.
Um mês depois de ter publicado a primeira edição. Estava limpando a calha da minha casa e encontrei um projétil pequeno. A bala tinha acertado o cimento que juntava as telhas, e depois caiu na calha. Estava amassada por causa do impacto. Dei uma boa olhada e depois joguei no lixo. E essa é a historia que não tem nada ver com a novela. Mas foi assim que tudo começou...

A novela foi ambientada na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul – Brasil. E conta a historia de um grupo de personagens boêmios e marginais. Que na maioria das vezes se encontra a margem da sociedade.
 Eles próprios formam uma sociedade paralela. Onde os valores habituais são naturalmente contestáveis. Existe um código de ética próprio do grupo.
E quem vai aos poucos explicando e mostrando este mundo é o escritor Jeux. É o dia a dia dele e de sua turma que você vai encontrar nestas páginas.

O mais importante antes de começar a leitura propriamente dita. É conhecer um pouco do estilo e influencia que estrutura e amarra o enredo.
É uma novela tipicamente underground.
 Apenas para dar uma ideia, underground significa subterrâneo, em português, e é usado para chamar uma cultura que foge dos padrões normais e conhecidos pela sociedade.
Isto me faz lembra. Um mito grego, a respeito da primeira mulher que chegou a terra e com ela a origem de todas as tragédias humanas. É que ela ganhou de presente dos deuses uma caixa cheia de itens, cada item pior do que o outro. Apenas um item bom naquela caixa – a esperança.
Vou lhe deixar a caixa de pandora, e você pode dar uma volta por este ambiente, que normalmente é chamado de cena underground.
Com estes camaradas que tem um estilo beat, e levam a vida como num film noir ‘filme negro’.
No final a gente se encontra e vamos conversar, sobre as camadas desse jogo.
Mas deixo a dica:
Novela underground (beat; film noir, romance noir)
Não posso falar mais, se não perde a graça. Boa leitura e nos vemos mais tarde. 
Röhrig C.

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG