Pular para o conteúdo principal

DICA DO DIA

Brian Barritt: escritor de contracultura que colaborou com Timothy Leary


O escritor Brian Barritt era uma figura lúgubre, pan-like que se sentou no coração da contracultura por mais de 50 anos. Um amigo e colaborador de novidades como Timothy Leary, William Burroughs, Alex Trocchi e Youth of Killing Joke, ele era particularmente ativo nas cenas beatnik, psicodélicas, Krautrock e rave.

Brian Sydney Barritt nasceu em Coventry em 1934, e sua infância precoce moldada pelo Blitz. Parte do telhado de sua casa foi perdida durante uma incursão de bombardeio, enquanto sua escola foi destruída, interrompendo sua educação inicial.
Sua educação terminou quando ele saiu de Broadheath School em Foleshill, Coventry aos 15 anos. Ele trabalhou brevemente na fábrica local de Jaguar, onde ele estofou bancos no Jaguar XK120s, antes de se juntar à Marinha Mercante. No final da adolescência, passou em portos e bordéis do Japão para o Cabo da Boa Esperança, incluiu um pouco de arma e o início de seu amor ao longo da vida pelo ópio; Esses anos, ele afirmou mais tarde, eram sua verdadeira educação.
Barritt juntou-se ao exército britânico e serviu no The Royal Warwickshire Regiment como um soldado de infantaria, vendo o serviço em Chipre e na Irlanda do Norte. Ele passou algum tempo no notório centro de detenção de Colchester depois de ter sido martelado no tribunal por adormecer durante uma batalha armada em Chipre. No entanto, deixou o exército com uma derrogação honorável e recebeu a Medalha do Serviço Geral.
Em 1958, mudou-se para Londres, encontrando uma casa entre a crescente cena do Soho Beatnik. Ele se tornou um artista e especializado em grandes pinturas expressionistas. Grande parte do seu trabalho deste período é perdido, mas uma peça existente, o autorretrato com orgasmo de 1962, acredita-se ser o exemplo mais antigo de arte ácida britânica.
Barritt foi apresentado ao LSD durante esse período pelo escritor escocês Alex Trocchi, autor do livro de Cain e Young Adam. Como a droga era então desconhecida no Reino Unido e eles não tinham conhecimento de dosagem ou potência, ele e seu parceiro, Paula, injetaram todo o carregamento de uma só vez. Foi uma experiência de que ele nunca se recuperou, mas um que o transformou em um evangelista psicodélico vitalício. Ele se tornou um dos lendários "Mensageiros Cósmicos", um grupo que distribuiu o LSD em todo o mundo - sem fins lucrativos, mas porque eles acreditavam que era seu dever espiritual. Barritt contrabandeu grandes quantidades de LSD atrás da cortina de ferro com base em que "eu pensei que seria muito bom, você sabe?"
Em 1965, ele atravessou a terra para a Índia e o Afeganistão. Voltando ao Reino Unido um ano depois, ele foi preso quando a cannabis costurada no colete foi descoberta. O juiz examinou sua aparência desgrenhada e observou: "Um copo de conhaque e um bom charuto nunca fariam isso com um homem". Ele foi preso por quatro anos.
Seu primeiro livro foi escrito na prisão e contrabandeado em fragmentos gravados na parte inferior do pênis, que foram então transmitidos aos visitantes enquanto os guardas estavam olhando para o outro lado. Estes foram reunidos por sua editora Dave Ball em Whisper, um livro que recebeu altos elogios de William Burroughs e outros. Após a sua libertação, Barritt viajou para a Argélia para encontrar Timothy Leary, o Sumo Sacerdote dos anos sessenta psicodélicos e, nas palavras do presidente Nixon, "o homem mais perigoso da América".
Leary escapou de uma prisão americana com a ajuda da organização terrorista The Weathermen e estava sendo abrigada em Argel pelas Black Panthers. A dupla tornou-se próxima durante os anos de Leary, co-escrevendo Confessions of a Hope Fiend e trabalhando em uma teoria da consciência que se tornou o "Modelo Eight Circuit" de Leary. Leary considerou Barritt como um "gênio".
Em 1972, sob a proteção de um traficante de armas francês exilado na Suíça, os dois foram apresentados a Krautrock e colaboraram no álbum Seven Up de Ash Ra Tempel. Ele continuou a trabalhar com várias bandas Krautrock, particularmente no sub-gênero mais feliz de Kosmiche Musik. Uma história recente de Krautrock descreveu seu envolvimento como "infeliz" porque a "floração inocente da juventude de Krautrock havia sido corrompida pela chegada de Leary e seus comerciantes orgânicos de LSD depravados".
Ele se mudou para o Ladbroke Grove de Londres na década de 1980, onde conheceu Youth, de Killing Joke e The Orb, que o apresentou à cena delirante. Sua autobiografia The Road of Excess, foi publicada em 1998 e foi seguida por The Road to Tir Na N'Og, um manual para "arqueólogos psicodélicos".
Em 2003, sua única filha, Bella, foi morta em um acidente de carro. Ela tinha 19 anos.
Barritt permaneceu ativo até o fim. Em seu último ano, ele trabalhou com o artista Flinton Chalk em uma escultura de som de granito e publicou uma comédia de sexo de ficção científica quase inédita chamada The Nabob of Bombasta. Ele é sobrevivido por seu enteado, David Downey.
Brian Sydney Barritt, escritor: nascido Coventry 29 de novembro de 1934; uma filha, falecida, com Liz Elliot e um enteado; morreu em Londres, 30 de janeiro de 2011. 
    Por John Higgs

Comentários

Promoção de livros

743355678ae871043d48337fc70c9a8a--romances-auto

Ebook Amazon

É muito amor envolvido – Quando nasce um romance – LIVRO – Röhrig

Se preferir uma edição impressa clique no logo da Agbook 
 

Ofertas:

Postagens mais visitadas deste blog

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar

10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) Grátis para baixar                                                         » Assine nosso canal do  Youtube  e aprenda mais sobre literatura. «  Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski [nota 1] [nota 2]   Moscou / Moscovo ,  30 de outubro  de  1821  -  São Petersburgo ,  28 de janeiro  de  1881 [1] [2] [3] [4] [nota 3]  foi um  escritor ,  filósofo  e  jornalista  do  Império Russo . É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história, bem como um dos maiores "psicólogos" que já existiram (na acepção mais ampla do termo, como investigadores da psiquê). [5] [6] [7] Entre outros temas, a obra do autor explora o significado do sofrimento e da  culpa , o  livre-arbítrio , o  cristianismo , o  racionalismo , o  niilismo , a pobreza, a violência, o assassinato, o altruísmo, além de analisar  transtornos mentais , muitas vezes ligados à humilhação, ao  isolamento , ao  sadismo , ao  masoq

fundo transparente para criar imagem PNG

---------------------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------ passe o mause em cima da parte branca entre as duas linhas tracejadas , clique com o botão direito do mause  e copie o fundo transparente para criar imagem PNG

Forma ou fôrma - qual o correto?

As palavras  forma   e   fôrma   existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar a palavra forma (com a vogal o aberta) como sinônimo de feitio ou para referir a forma conjugada do verbo formar e as palavras fôrma e forma (com a vogal o fechada) como sinônimo de molde. A utilização do acento diferencial é facultativa desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.   Exemplos – forma (timbre aberto):  Mexer é a forma correta de escrita desta palavra, porque é com x e não com ch.  Sua boa forma é invejável!  A professora forma a fila dos alunos no pátio da escola.  Exemplos – forma (timbre fechado) ou fôrma:  Você tem alguma forma de bolo para me emprestar?  Você tem alguma fôrma de bolo para me emprestar?  Este sapato tem uma forma pequena.  Este sapato tem uma fôrma pequena.  Antigamente, o acento circunflexo era usado para diferenciar a palavra forma (o aberto) da palavra fôrma (o fechado). Contudo, a reforma ortográfica de 1971 aboliu a utilização de acentos